Programa de Mobilidade Acadêmica UFCAT

Atualizada em 11/09/23 11:00

O Programa

A Mobilidade Acadêmica tem como objetivo oferecer ao estudante da graduação da UFCAT, a possibilidade de cursar componentes curriculares pertinentes a seu curso, em outra Instituição de Ensino Superior.

PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA ENTRE AS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DE GOIÁS

O Programa de Mobilidade Acadêmica entre as Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Goiás é resultante de um Acordo de Cooperação celebrado entre as Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Goiás (IPES/GO).

Instituições partícipes do Programa:
Universidade Federal de Catalão,
Universidade Federal de Goiás,
Universidade Federal de Jataí,
Universidade Estadual de Goiás,
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás,
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano.

O Acordo tem como objetivo propiciar aos estudantes de graduação da UFG, UFCAT, UFJ, IF Goiano, IF Goiás e UEG, regularmente matriculados, a possibilidade de cursarem componentes curriculares, de seu curso, em instituição diferente da sua de origem.

Acordo de Cooperação PMIPES-GO

Programa Mobilidade Acadêmica

REQUISITOS E PROCEDIMENTOS PARA ESTUDANTES DA UFCAT:

Podem participar estudantes com no máximo 2 reprovações nos 2 semestres anteriores e ter no mínimo 20% de integralização no histórico.

Orientações:

• Estudante busca informações sobre o curso e as disciplinas no site das Instituições participantes do PMIPES.
  • Estudante elabora junto ao Coordenador de seu curso na UFCAT, um plano de estudos para o período desejado da mobilidade.
  • O Coordenador deverá verificar a compatibilidade das disciplinas solicitadas para posterior aproveitamento.
  • O Coordenador de curso, juntamente com o aluno, abre processo via SEI (peticionamento eletrônico). Preenche o formulário de Mobilidade, anexa o Histórico atualizado obtido via SIGAA, Plano de trabalho, documentos pessoais do estudante (RG, CPF e Título de eleitor) e Certidão de ata do Conselho Diretor.

Tutorial: Como realizar peticionamento eletrônico.pdf

Atendido os critérios do Acordo PMIPES, a Coordenação de Mobilidade encaminhará à Instituição de destino para análise da solicitação de mobilidade.

Sugerimos a leitura e pesquisa de informações adicionais no site da Coordenação de Mobilidade da IES para onde se pretende a Mobilidade. Algumas IES fazem exigências adicionais que podem nos ser solicitadas após o envio da documentação, e eventualmente o aumento dos prazos gerados por esse evento pode até mesmo inviabilizar a solicitação da Mobilidade.

REQUISITOS E PROCEDIMENTOS PARA ESTUDANTES DE OUTRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR:

Orientações:

• O estudante procura o Departamento/Coordenação de Mobilidade de sua Instituição para se informar dos procedimentos, prazos, documentos.
  • Elaborar junto ao Coordenador de seu curso, um plano de estudos para o período desejado da mobilidade.
  • A Coordenação de Mobilidade da IES de origem encaminha a UFCAT os documentos via e-mail intitulado ESTUDANTE DE IES EXTERNA À UFCAT – PMIPES.

São necessários os seguintes documentos:
  • Ofício da IES de origem com a solicitação da Mobilidade para o estudante;
  • Formulário de solicitação de Mobilidade, Histórico, RG, CPF, Título de eleitor.
  • O e-mail deverá ser encaminhado para o endereço: mobilidade.prograd@ufcat.edu.br

O ofício deve conter:

1. Identificação (nome, cargo, e-mail e telefone do responsável pela Mobilidade na IES de origem)
  2. Destinatário (Coordenação de Mobilidade UFCAT)

Pedido para que o estudante realize a mobilidade:
  • Menção ao Acordo PMIPES, que trata da mobilidade ((link com o acordo))
  • Curso do Estudante e o curso para o qual pretende a mobilidade UFCAT (cursos semelhantes com algumas distinções no nome)
  • Identificação do aluno (nome, CPF, curso)
  • Compromisso de que o estudante atende aos requisitos para mobilidade. (link com o acordo)

Após análise, a UFCAT enviará resposta à Coordenação de Mobilidade da IES de origem para que possam informar ao estudante. Todo o contato sobre a mobilidade é realizado entre as Coordenações de Mobilidade da IES de origem e a Coordenação de Mobilidade da UFCAT.

Comunicado importante

Datas para solicitação de Mobilidade:

02 a 25 de outubro 2023 - período para estudantes UFCAT solicitarem a participação no Programa IPES/GO de Mobilidade Acadêmica com ingresso no próximo semestre letivo para mobilidade integral.

02 a 31 de outubro 2023 – período que a UFCAT receberá as solicitações de Mobilidade de outras IPES/GO.

Caso o pedido de mobilidade seja aprovado, o estudante terá oportunidade de matricular-se no semestre letivo 2024-1 da Instituição de destino.

Informações importantes para o estudante que pretende participar do PMIPES:

1. Verifique os calendários letivos das duas Instituições – a de origem (UFCAT) e a de destino. Em virtude da pandemia, os calendários letivos da maioria das Instituições estão desencontrados, o que pode demandar análise por parte do estudante se a participação na mobilidade, na atual conjuntura social, irá realmente contribuir com sua formação acadêmica. O coordenador de curso poderá auxiliar nessa consulta.
2. É importante que o estudante tenha ciência que a participação no PMIPES na modalidade integral, NÃO permitirá que o mesmo estude nas duas Instituições ao mesmo tempo.
3. Caso o pedido de mobilidade seja aprovado, o estudante terá oportunidade de matricular-se no próximo semestre letivo da Instituição de destino.