Apresentação - NAP (Em construção - Jean 02/09/2019)
Atualizada em 02/09/19 10:20
O Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) é um espaço institucional dedicado ao estudo e à assessoria às coordenações de cursos em relação às questões pedagógicas e está vinculado à Coordenação de Graduação da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão.
Tem como finalidade orientar a prática educativa com base em concepções pedagógicas e assim contribuir para a qualidade do ensino da instituição e da formação dos discentes e para garantir o compromisso social e político da universidade.
São objetivos do NAP:
- Proporcionar apoio pedagógico aos docentes e aos discentes a partir das necessidades apontadas pelos diferentes agentes da universidade;
- Acompanhar as diversas atividades acadêmicas visando contribuir com o sucesso escolar dos estudantes;
- Auxiliar os docentes no planejamento e na execução das ações educativas visando a inovação e qualidade do ensino;
São atribuições do NAP:
- Orientar discentes e docentes sobre os regulamentos e instruções normativas de cunho acadêmico no âmbito da UFG;
- Assessorar o processo de ensino e aprendizagem, orientando a elaboração dos projetos pedagógicos, planos de ensino e a avaliação da aprendizagem;
- Analisar, juntamente com as coordenações de cursos, os dados referentes à movimentação dos estudantes - transferências, cancelamentos e trancamentos - e ao rendimento acadêmico;
- Auxiliar o corpo docente no desenvolvimento de ações e inovações que contribuam com o processo de ensino e aprendizagem visando à permanência e ao êxito dos estudantes;
- Propor e participar da elaboração do cronograma de atividades pedagógicas;
- Articular, a partir da análise das demandas, o atendimento ao estudante junto ao psicólogo e/ou assistente social da instituição;
- Sugerir e/ou participar da elaboração, planejamento, implementação e avaliação de programas de formação continuada de docentes;
- Apresentar à Coordenação de Graduação da Regional Catalão, ao final de cada ano letivo, um relatório das atividades desenvolvidas e uma proposta de atuação no ano seguinte;