Atualizada em 18/09/23 10:35

O Curso de Educação Física da Universidade Federal de Catalão - UFCAT, é uma licenciatura que tem como proposta formar professores para atuarem nas diferentes manifestações e expressões culturais do movimento humano, com ênfase na produção do conhecimento e no fomento da intervenção acadêmico-profissional no sistema educacional básico, no esporte educacional e nas práticas educativas de saúde e lazer social que interagem historicamente e no cotidiano com a escola, a cultura e a sociedade.

O curso propicia processo de reflexão crítica, a fim de situar e fortalecer o papel político e social dos professores no Brasil, entendendo a formação docente como elemento constitutivo do sujeito na formação de uma cultura elaborada e em constante mudança. Valoriza a atividade criadora, transformadora e a afirmação da autonomia e da liberdade dos sujeitos, buscando fecundar o trabalho educativo, a ação pedagógica, extensionista e a pesquisa científica.

Compromete-se com a garantia de uma capacitação técnico-científica, e artístico-expressiva, para a formação de professores comprometidos com processos educativos política e pedagogicamente avançados e formação docente para o trabalho com a diversidade cultural e a diferença, com pessoas com deficiências e a acessibilidade (física e cognitiva), o reconhecimento e a valorização das manifestações culturais específicas de grupos étnicos historicamente excluídos, além da defesa de uma visão de sociedade que atenda as demandas por sustentabilidade do meio-ambiente.

*Grau acadêmico: Licenciatura

*Titulação: Licenciado