Setor de Apoio Pedagógico aos Estudantes (SEAES)

Atualizada em 24/05/23 14:47

SEAES

Competência:

O Setor de Apoio Pedagógico aos Estudantes (SEAES) é um espaço institucional dedicado a ações de aprendizagem que contribuam para o enfrentamento das questões que possam culminar em processos de retenção e evasão na UFCAT.

Tem como finalidade orientar a prática educativa com base em concepções pedagógicas e assim contribuir para a qualidade do ensino da instituição e da formação dos discentes e para garantir o compromisso social e político da universidade.

Objetivos:

São objetivos do SEAES:

• Oferecer atividades que contribuam para a permanência dos estudantes e a qualidade dos processos formativos nos cursos de graduação da UFCAT, atendendo as necessidades durante o percurso universitário e desenvolvendo ações que favoreçam um melhor desempenho acadêmico;
  • Desenvolver ações de apoio pedagógico aos estudantes, em grupo ou individualizado, a partir das necessidades educacionais, sobretudo daquelas relacionadas as disciplinas dos cursos de graduação e apontadas pelos diferentes agentes da universidade.
  • Orientar o estudante quanto ao planejamento e organização de sua trajetória acadêmica, contribuindo para o autogerenciamento dos estudos;
  • Realizar estudos e análises, bem como acompanhar os índices de evasão e retenção nos cursos de graduação da UFCAT, visando indicadores que balizem as ações do setor;
  • Proporcionar espaço de formação no âmbito pedagógico e acadêmico para estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação da UFCAT.

Principais atividades

• Programas:

TRAVESSIA 2023/1                                                Baquara_fundo_transparente

Travessia: Grupo de Acolhimento                                         Baquara: Programa de Acompanhamento Acadêmico aos Discentes Indígenas e Quilombolas

• Projetos:

CIM_fundo_branco

Membro da Comissão Interinstitucional Organizadora do Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior (CIM)

Chefe:

Carolina de Fátima Guimarães

Unidade Organizacional Superior:

Diretoria de Ensino (DIREN)

Endereço: