Letras - Português

Atualizada em 12/04/23 09:55

O Curso de Letras - Português da UFCAT, em funcionamento desde 1986, busca preparar o futuro profissional não só para enfrentar um contexto sócio-histórico-econômico e cultural dinâmico e competitivo, mas, sobretudo, para atuar como leitor crítico – no sentido amplo do termo – e como agente eficaz na construção da cidadania e, portanto, capaz de fazer uso da linguagem, notadamente a verbal, nas suas diferentes manifestações. O principal objetivo do curso é possibilitar ao aluno o desenvolvimento sua capacidade intelectiva e criativa por meio da linguagem, considerada nas suas múltiplas funções, apreendida na diversidade das línguas e na produção literária.

O estudo da linguagem, considerado eixo central da formação, configura-se como o núcleo que perpassa todo o curso, tanto em sua parte comum como na diversificada. O gosto pela leitura, pelo estudo da linguagem nos seus diversos aspectos, a sensibilidade para a percepção estética e a capacidade para a análise crítica são elementos que devem constituir o perfil do futuro profissional de Letras. Reitera-se, ainda, a tradição da Unidade Acadêmica de Letras e Linguística da Universidade Federal de Catalão em desenvolvimento de trabalhos em ensino, pesquisa e extensão, garantindo ao discente, uma formação ainda mais completa.

*Grau acadêmico: Licenciatura Plena em Português;

*Titulação: Licenciado em Letras Português e respectivas literaturas;